29 setembro 2005

Filtro Solar

Sei que muita gente já assistiu à esse video, mas não custa nada divulgar. Vale muito à pena assistir e ter sempre à disposição no computador, para dar uma mexida no coração de vez em quando.
Essas são as partes que mais gostei. O vídeo completo está disponível na internet, mas indico o PortalCab.com. Além do vídeo completo ainda tem todo o texto.
"Desfrute do poder e da beleza de sua juventude. Oh, esqueça. Você só vai compreender o poder e a beleza de sua juventude quando já tiverem desaparecido. Mas, acredite em mim. Dentro de vinte anos, você olhará suas fotos e compreenderá, de um jeito que não pode compreender agora, quantas oportunidades se abriram para você e como você era realmente incrível.
Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável. Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você. Relaxe. Não perca tempo com a inveja. Algumas vezes você ganha, algumas vezes você perde. A corrida é longa, e no final, tem que contar só com você.
Curta seu corpo da maneira que puder. Não tenha medo dele, ou do que as outras pessoas pensam dele. Ele é seu maior instrumento.
Dance, mesmo que o único lugar que você tenha para dançar seja sua sala de estar. Leia todas as instruções, mesmo que você não as siga. Não leia revistas de beleza. A única coisa que elas fazem é mostrar você como uma pessoa feia.
Saiba entender seus pais. Você nunca sabe a falta que vai sentir quando eles partirem. Seja agradável com seus irmãos. Eles são seu melhor vínculo com o passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca te deixarão na mão.
Entenda que amigos vão e vem, mas que os que realmente importam, você mantém. Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos e da vida, porque quanto mais você envelhece mais precisa das pessoas que conheceu na juventude.
Tenha cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente com elas. Conselho é uma forma de nostalgia. Dar conselho é uma forma de resgatar o passado da lata de lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e oferecê-lo por um preço maior do que realmente vale."

18 setembro 2005

O que é o soluço?

O soluço é um espasmo repentino e involuntário do diafragma. É realmente inofensivo e a maioria desaparece espontaneamente em alguns minutos. Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos. Quando a criança come rapidamente, algumas vezes engole ar. Sem ter aonde ir, o ar engolido pode sair na forma de soluços. Seu filho pode achar o soluço bastante engraçado.
GERMINAL
Passou. A vida é assim: é o temporal que chega,
Ruge, esbraveja e passa, ecoando, serra a serra,
No furioso raivar da indômita refrega
Que as montanhas abala e os troncos desenterra.
Mas o pranto, afinal, que essa cólera encerra
Tomba: é a chuva que cai e que a planície rega;
E a cada gota, ali, cada gérmen se apega
Fecundando, a minar, toda a alagada terra.
Também o coração do convulsivo aperto
Da dor e das paixões, das angústias supremas,
Sente-se livre, após, a um grande choro aberto.
Alma! já que não é mister que ansiosa gemas,
Alma! fecunda enfim nas lágrimas que verto,
Possas tu germinar e florescer em Poemas!

Emílio de Menezes

07 setembro 2005

Será?


“Não creias impossível o que apenas improvável parece.”
Shakespeare

Recebi uma mensagem de uma grande amiga com esta citação. Ultimamente as idéias vêm arrastando a melancolia da luta entre sonho e realidade. Neste contexto, a citação acima parece vir bem a calhar.
É intrigante como os nossos mais singelos e importantes sentimentos se equilibram na linha tênue entre a razão e a emoção. Pode-se entender isto quando percebemos nossa certeza pulando de galho em galho, seguindo um rumo cada vez mais incompreensível. De nada adianta mergulhar em abstrações filosóficas, pois tudo o que sabemos é que a dor existirá, qualquer que seja a decisão.
No entanto, tristeza maior é quando sabotamos o sonho. E parece ser sobre isto que se trata a fala do poeta.
O sonho é um querer ser. Um feto de felicidade, onde se concentram as esperanças sustentadoras da vida. Trazer a idéia de impossibilidade para perto de um sonho é abortar a esperança que carregamos na alma. Sem esta esperança apenas restará a certeza do vazio. E vazio é nada.
Existem aqueles que desistem da possibilidade do vir a ser, acomodando-se no triste regato que a inércia proporciona. Procuram unir o difícil ao impossível, e acabam fazendo da felicidade sinônimo de inalcançável.
Não tratem os seus sonhos como projetos impossíveis ou simples loucuras da mente. Sonhos são carregados da possibilidade de vir a ser, que precisam de dedicação e persistência. E se apesar de todo o esforço ele não se realizar, conforte-se em saber que você se deu a chance de tentar ser feliz.

03 setembro 2005

Au Revoir !!!

Definitivamente!
O mundo não é para os românticos! Sonhadores? Caiam fora para seus próprios mundos. Aprendam a ver a realidade externa como se estivessem olhando de uma janela. E do lado de dentro você deve cuidar da sua casa, do seu mundo, com seu jardim e obras de arte. Somente lá você poderá ter alguns momentos de realização pessoal. Não se trata de isolamento, mas sim de preservar a felicidade onde ela está. De que adianta viver num mundo onde nada satisfaz? Portanto, cuide bem do seu refúgio de paz.
O mundo como está é para os ignorantes, que tiveram seu coração anestesiado e coberto com um manto de idéias fúteis e impessoais. É para os cegos que o mundo cinza existe. Não há calor, não há emoção, não há melodia nem cor. Somente a busca incompreensível pela satisfação em ser aceito, com o sacrifício do verdadeiro ser.

02 setembro 2005

Jardim

Pensei em cercar o jardim que cultivei com tanto carinho. Assim, eu sozinho posso passear por ele e saborear todos os cheiros, todas as cores fabulosas da minha vida.
Não mais correria o risco de me arrancarem outra rosa ou de pisotearem as violetas e as formigas.
Meu jardim é de teto de vidro e grama fina: sensível e luminoso. Talvez eu o tenha feito com tanto carinho e delicadeza que somente eu mesmo saiba caminhar por ele. Talvez eu tenha que vê-lo destruído, para refazê-lo ainda mais bonito. Talvez eu perca a noção da beleza, e acabe por não mais saber o que é o amor.

Relax

Finalmente descobri o que eu realmente gosto.
Gosto de musicalizar as coisas,
Gosto de sonhar,
Pensar coisas novas que não existem e realizá-las,
Gosto de fantasiar a realidade, como uma tela de Monet,
Prefiro ter a esperança no meu coração,
Penso que assim ele estará sempre preparado para quando a felicidade chegar,
E se não chegar, ele morrerá feliz,
e eternizará a beleza.