07 setembro 2006

Bhagavad Gita

"A energia primeva é imanifesta; a vida consciente, a mente e a invisível força do espírito, os sentidos externos e os objetos da sua percepção, formam o veículo que a alma constrói.
Afeição e aversão, prazer e dor, percepção, vontade, intelecto e consciência, são estes os atributos que lhe competem,
Humildade, sinceridade, paciência, probidade, não-violência, pureza, fidelidade, constância, fortaleza, autodomínio, amor à verdade, reverência em face do sagrado.
Menosprezo de satisfações sexuais, total libertação do egoísmo, clareza sobre o valor relativo de nascimento e morte, velhice, enfermidade e dor,
Liberdade de Apego, não-identificação do Eu com esposa ou filho, casa ou qualquer propriedade material, manutenção da serenidade interna em face de circunstâncias gratas ou ingratas,
Indeclinável devotamento a mim, obtido por incessante focalização do meu Ser; amor à solidão, aversão à adulação pública,
Consagração ao conhecimento da verdade e à realização do Eu - tudo isto é chamado sabedoria, e o que é contrário é ignorância."
Bhagavad Gita (Tradução de Huberto Rohden)

3 comentários:

Anônimo disse...

Num deu pra nós né amiguim... droga.. mas dezembro está ai.. estaremos lá.. bjus.. Jojô

Anônimo disse...

Lindo, muito lindo o teu texto. E trata de coisas com uma linguagem audaz, qeu juro, achei um tanto de dificuldades em entender. Mas entendi e o meu veredicto é: Um lindo e nexo texto.

Um beijo
Naeno

www.poemusicas.blogspot.com

Carnero disse...

Interessante. Vc deixou um comentário no meu blog ja faz um bom tempo. Nem mexo mais no blog, mas hoje dei uma olhada la e segui o link do seu nome. Não é q me deparei com um texto sobre ese livro maravilhoso que eu li em 2004. Outro dia lembrei dele, querendo ler mais uma vez. Acho q já esta na hora.

Mto bom o seu blog, mantenha-o assim. Um grande abraço